CARBONO MUSICAL 2: The Brazilian Bitles - É Onda (1967)

domingo, 27 de agosto de 2017

The Brazilian Bitles - É Onda (1967)

01. É Onda
02. Rainha dos Meus Sonhos
03. Louco de Amor
04. Faz Feliz Assim (A Groovy Kind of Love)
05. Qual a Razão (Day Tripper)
06. Cabelos Longos, Idéias Curtas (Cheveux Longs, Idées Courtes)
07. O Papagaio
08. Não Tem Jeito (Satisfaction)
09. Se Você me Pegar
10. Vem, Meu Amor
11. O Homem Só (Nowhere Man)

The Brazilian Bitles (Cantores. Instrumentistas. Conjunto de rock da Jovem Guarda).
Componentes: Luiz Toth Fábio Block Vitor Trucco Jorge Eduardo Ely Barra

O grupo foi criado em 1965, a partir do guitarrista Vitor Trucco e do cantor e guitarrista Jorge Eduardo, que formavam o núcleo da banda The Dangers. Em sua formação original a banda contava com os músicos Vitor Trucco (guitarra solo e posteriormente baixo); Luiz Toth (bateria); Fábio Block (baixo e posteriormente guitarra); Jorge Eduardo de Almeida (voz e guitarra base) e Elizeu da Silva Barra, o Ely Barra (voz e teclados). A banda estreou na boate "La Candelabre", em Copacabana, com boa repercussão na mídia. O repertório do grupo misturava músicas  dos Beatles, dos Rolling Stones, de Chuck Berry, de Little Richard e do conjunto The Who, além de músicas do cancioneiro romântico brasileiro. No mesmo ano, foram contratados pela gravadora RCA e lançaram um compacto simples com as músicas "Help" e "Thank you girl", ambas da dupla John Lennon e Paul MacCartney. Em 1966, foram contratados pela Polydor e lançaram um compacto dupla com as músicas "Louco de amor", "Rainha dos meus sonhos", "Vem meu amor" e "Tudo começou com um olhar", todas de autoria de Fábio Block. Duas músicas desse compacto duplo foram incluídas em trilhas sonoras de filmes com interpretação do conjunto: "Louco de amor" do filme "Rio, verão e amor", e "Tudo começou com um olhar" do filme "007 e meio no carnaval". No mesmo ano, gravaram mais dois compactos duplos com as músicas "Não tem jeito", versão de Rossini Pinto para o clássico "Satisfaction", de Jagger e Richards, e "Vem, meu amor", de Fábio Block, "Cabelos longos, idéias curtas", de Fred Jorge, e "Qual a razão", versão de Fred Jorge para o rock "Day tripper", de Lennon e MacCartney. Também no mesmo ano, participaram da coletânea "Os novos reis do iê iê ie" da Polydor com as músicas "Não tem jeito", "Louco de amor", "Vem meu amor". 
Destacando-se pelo humor e pelas vastas cabeleiras de seus integrantes, fizeram com que o grupo fosse convidado em 1966 para participar do filme "Rio, verão e amor", primeiro filme colorido brasileiro. Na TV Excelsior, passaram a apresentar o programa "BBC - Brazilian Bitles Cub". Em 1967, o grupo lançou seu primeiro LP "É onda", título que expressava bem o estilo de vida alucinante da época, no qual interpretaram as músicas "É onda", "Rainha dos meus sonhos", "Louco de amor", "O papagaio" e "Vem meu amor", todas de Fábio Block, "Faz feliz assim", versão de Lilian Knapp para "A groovy kind of love", de T. Wine e C. Bayer, "Qual a razão", versão de Fred Jorge para "Day tripper", de John Lennon e Paul McCartney, "Cabelos longos idéias curtas", versão de Fred Jorge para "Cheveux longs idées courtes", de J. Hallyday e G. Thibaut, "Não tem jeito", versão de Rossini Pinto para "Satisfaction", de Mick Jagger e Keith Richard, "Se você me pegar", de Ypyranga, e "O homem só", versão de Lilian Knapp para "Nowhere man", de John Lennon e Paul McCartney. Em setembro de 1967, foi lançado o segundo LP do grupo "The Brazilian Bitles Vol. 2", no qual prestaram homenagem a Albert Pavão, um dos ícones do rock brasileiro dos anos 1950, ao gravarem o clássico "Filhinho do papai", de Albert Pavão e Theotonio Pavão, além de "Canção de quem está só", "Por acaso", "Não precisa chorar", "Deixe em paz meu coração" e "Longe de você", todas de Fábio Block, "Como é bom saber", de Esteban; "Gata", versão de Luiz Toth para "Wild thing", de C. Taylor, "Você é chata demais", de Ely Seixas e Fábio Block; "Eu e você", de Vitor Trucco e Fábio Block, e uma versão rock do grande sucesso daquele ano, a vanera "Pára Pedro",de José Mendes e José Portela Delavy. Ainda nesse ano, participaram de duas coletâneas "Os novos reis do IÊ-IÊ-IÊ" volumes 2  e 3 da Polydor com as músicas "Qual a razão", "Cabelos longos idéias curtas" e "Gata". Em 1968, lançaram o LP "The Brazilian Bitles - Volume 3" com as músicas "Jogo de futebol", de D'Antoine, "Volte meu bem", versão de Carlos Wallace para "Baby come back", de E. Grant, "Tema baseado na "Coisa", de Fábio Block e Vitor Trucco, "Hoje eu chorei", "Pra ficar feliz", " Tudo passa", "O barqueiro", e "Decisão", todas de Fábio Block, "Esperarei até o fim", de Puruca, e "Preciso seguir", de Fábio Block e Jorge Eduardo, além de mais duas versões de Fábio Block: "Mary", para "I've just seen a face", de John Lennon e Paul McCartney, e "Esperando você", para "Hold me tight", de J. Nasah. Nesse ano, tiveram sua interpretação para "O barqueiro" incluída na coletânea "Músikajovem" da gravadora Polydor. Ainda nesse ano, o conjunto lançou mais dois compactos simples e um compacto duplo com músicas retiradas do LP lançado anteriormente. Em 1969, lançaram um último compacto simples com as músicas "A menina, as bombas e o escuro", de Ely Barra, e "Dedicado a quem amei", de João José e Vitor Truco. Pouco depois a banda encerrou as atividades.


6 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/file/2kalo1oc3e27nlf/The_Brazilian_Bitles_-_%C3%89_Onda_%281967%29.rar

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Do conhecimento geral ou maioria,
    A formação "TBB", em 1969, descrita pelo integrante Vitor Trucco, durante entrevista(2015) para Elias Nogueira, disponível em páginas "YouTube" e "blog" - entrevistador...
    Ruben Pierra(Rubens)* - guit. de solo, voz, vocais
    Jorge Eduardo - guitarra de ritmo, voz, vocais
    Vitor Trucco - contrabaixo, vocais
    Ricardo Reis** - bateria, vocais

    ** Ricardo, ex-The Bubbles, 1965/1968.
    The Bubbles, a partir de 1971 - 'A Bolha'.
    Lincoln Bittencourt, substitui Ricardo Roriz - contrabaixo(breve permanência --aproxte.02 meses-- após início da equipe "Bubbles", em 1965)
    Renato Ladeira - fundador ou cofundador.
    http://dicionariompb.com.br/renato-ladeira
    https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Bolha

    * Rubens, ex-The Innocents, 1964/1968.
    Um dos integrantes, Hector Capobianco - fundador ou cofundador, irmão de Roberto Capobianco - 'Maestro Pelin', ex-The Shakers, ambos(grupos), tidos respectivamente por Stones e Beatles uruguaios.
    http://mistervinil.blogspot.com/2009/06/terribles-o-som-garageiro-e-psicodelico.html
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Los_Shakers

    Renato - 2015, Jorge - 2016, Roberto - 2017(em memória).

    ResponderExcluir
  4. Parabenização!
    Ao Sr. Vicente, pela elaboração desta valiosa página.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Qual o número de componentes, no original?

    ResponderExcluir
  6. O filme 'Tristeza do Jeca', do Mazzaropi, é colorido e é do ano de 1960. Portanto não procede a informação que o filme 'Rio Verão e Amor' seja o primeiro filme colorido brasileiro.

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"