CARBONO MUSICAL 2: Abdias - Abdias no Forró (1960)

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Abdias - Abdias no Forró (1960)

1.Roedeira dor de amor 
2.Rifungando
3.Cajueiro
4.Pai Abdias no forró
5.Tem rapadura
6.Quadrilha no arraiá
7.Pulando o frevo
8.Casquinha de siri
9.Moreninha
10.Cachoeira
11.Raposa magra
12.Dois amigos.


BIOGRAFIA
José Abdias de Farias, ou simplesmente Abdias, como se tornou conhecido, nasceu em Taperoá, Paraíba, em 13 de Outubro de 1933, vindo a falecer em 3 de Março de 1991. Foi casado com Marinês - "A Rainha do Xaxado", sendo fruto deste matrimônio o destacado acordeonista Marcos Farias. Indubitavelmente, Abdias foi um dos grandes vultos históricos da sanfona de oito baixos, consagrando - se como solista em carreira discográfica que principia com o disco que aqui apresentamos.

Contra a vontade paterna, Abdias começou a despertar interesse pelo instrumento aos 6 anos de idade. Seu pai, Alípio, era conhecedor de vasto repertório, além  de instrumentista destacado nos bailes de Taperoá e arredores. Portanto, Abdias vinha de boa cepa. Ao lado de Zé Calixto, foi o responsável pela divulgação do estilo paraibano deste instrumento, na virada da década de 1960. Inicialmente, destaca - se como acordeonista, acompanhando Marinês e seguindo em caravana pelo Brasil com o "Rei do Baião" Luiz Gonzaga. Somente em 1960, retoma a sanfona de oito baixos e começa a divulgar o repertório dos "sambas de fole" de sua terra natal. 

Parte deste precioso repertório é gravado neste álbum de estréia, no qual Abdias demonstra algumas características que lhe acompanhariam por toda a carreira profissional, sobretudo a clareza na maneira que articula as notas de seu instrumento. No acompanhamento, destaque para o regional de Canhoto, com Dino 7 cordas ao violão, Meira no violão de seis cordas, Canhoto no cavaquinho e grupo de percussionistas não creditado. Também há a participação de coro nas músicas com letra, embora o disco seja predominantemente instrumental.

Abdias, se não tivesse deixado uma obra discográfica com cerca de trinta itens de "tirar o chapéu", poderia ter se bastado com este álbum de estréia pela Columbia - CBS, em 1961: "Abdias no forró".

Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"